terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Ações do ano de 2017

MÃOS NATALINAS 



















Diversão, alegria e um show de apresentações marcaram os Mãos Natalinas 2017 ocorrido no dia 16 de dezembro, na  Unidade de Educação Infantil - UEI Catalina I. Mais de 80 crianças realizaram o desejo de receber  o presente  de natal das mãos do tão esperado Papai Noel. A ação é promovida anualmente pelo programa Mãos Que Ajudam e, uma iniciativa do Conselho dos Assuntos Públicos da Estaca Belém Brasil Cabanagem.

Daniel Victor Monteiro da Silva levou a filha Kemilly Vitoria da Silva, 5, para o seu último natal na unidade. " Esse é o último ano dela aqui e o primeiro ano que posso participar. Ela sempre me pediu e hoje esse desejo esta se concretizando", conta o pai da menina que é comerciante em Brasília e veio apenas para vê-la se apresentar. Daniel já conhecia os mórmons e sempre admirou a dedicação como servem na comunidade. "Muitas pessoas não fazem isso hoje em dia, são poucas que dão seu tempo como vocês o fazem." finalizou.

Maely Damasceno também festejou a confraternização da filha Jackeline Damasceno, 5, que há dois anos estuda na unidade. "Ela ganhou uma batedeira e ficou super feliz", disse a mãe animada pela formatura da filha ano que vem. 

Da turma do Jardim I o pequeno Wenifran Bernardo, 5, estava bem alegre comemorando seu primeiro natal  na escola. "Estou achando o natal bonito", comentou com um sorriso no rosto ao segurar sua mais nova bola. A mãe do menino, Josefa Larissa, elogiou a ação. "Esse projeto é uma forma de evangelizar a comunidade que precisa. Estamos aqui pra amar uns aos outros, não é pra mostrar pro mundo mas é pra mostrar pra Deus". 

O momento mais esperado pela criançada foi ver,  Andrey Vale de Souza, o Papai Noel carregando nas costas uma sacola cheia de brinquedos. " Essa é a terceira vez que participo como papai noel na comunidade e achei bem legal hoje, estava tudo bem organizado e todos se empenharam pra servir da melhor maneira possível. Os Mãos Que Ajudam é um programa inspirado que só trás bons olhos pra igreja. E uma oportunidade das pessoas verem que os mórmons são pessoas normais." comentou.

Coordenadora há três anos da UEI,  Miriam Ibrahim Santos relatou a importância dos pais e da unidade para o desenvolvimento contínuo das crianças. "É um momento importante para as famílias. As crianças se preparam o ano todo e os pais podem ver isso nas apresentações. É uma oportunidade de confraternizar com seus filhos, e agradecer pelo ano em que se empenharam. Tudo isso é muito importante para o aprendizado e crescimento desde a infância. Educação é família e escola",  lembrou a titular da unidade. 

Fundada em março de 1990, hoje a Unidade de Educação Infantil possui 106 crianças matriculadas de 2 a 5 anos de idade. Em seu quadro de funcionários estão 12 professores e 22 colaboradores efetivos. Entre esses educadores esta Cynthia Silva, que atua no local há três anos,  diz que todo ano é essa animação e expectativa para o fim do ano letivo. " As crianças ensaiam desde o inicio de cada ano e no final todas as famílias são bastantes participativas e isso é maravilhoso". Destacou também o sucesso da parceria com os Mão Que Ajudam. " O sucesso se deu pois trabalhamos com harmonia, foi excelente e tudo muito organizado. Precisávamos de parceria, pois algumas coisas saíram do nosso bolso, então apareceu a oportunidade dos Mãos Natalinas e tudo ficou muito melhor",  contou. 

Bispo Santos aproveitou e disse que o programa mundial de ajuda humanitária da Igreja de Jesus Cristo nos lembra o verdadeiro sentido do natal."  É uma ferramenta muito importante de serviço ao próximo, todos nós podemos ser o Papai Noel  e fazer as pessoas mais felizes e ainda descobrir que o maior aniversariante é o Salvador Jesus Cristo."

" Sabemos que o inimigo não quer que a igreja cresça com a construção do templo e ele esta trabalhando para atingir os membros sobre essa preocupação. Eu focava no resultado final,  mesmo diante das provações e me senti uma verdadeira representante de Jesus Cristo. Já participei de outras ações de natal, mas essa foi a que mais se diferenciou pois o objetivo, além de tudo, era de levar o nome da igreja às comunidades próximas do templo que nunca ouviram falar dos mórmons. Foi uma grande responsabilidade", detalhou Swane Pinto, líder das crianças de dois a onze anos na comunidade do Benguí e uma das organizadoras da ação. Segundo ela, os brinquedos que restaram ficaram na sede da igreja no Tapanã.


 

  

 



Texto: Beatriz Ferreira 
Fotos: Jo Silva


Do outro lado do Véu  

02 de Novembro


Exposição ao lado do cemitério no bairro do Tapanã.



 

  


Mãos  Que Ajudam aos Romeiros do Círio



 Nos dias 06 e 07 de outubro de 2017 foram dias marcados pelo encontro da solidariedade, tolerância, fé e amor ao próximo, em prol dos romeiros vindos do interior do estado para as celebrações do Círio, que conduzidos pela sua fé, chegam a Belém cansados, famintos e machucados. 

Com o objetivo de promover esses bons valores, o Programa “Mãos que Ajudam”, realizou a ação denominada “Mãos Que Ajudam os Romeiros do Círio”, em parceria com a Cruz Vermelha de Belém. Foram disponibilizados aos romeiros que em uma de suas capelas da Igreja localizada no início da Avenida Almirante Barroso, 24 horas de atendimento e socorro gratuitos realizados por equipe de profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros, massoterapeutas, e massagistas), e da área de apoio que ofereciam água e alimento, além de  espaços para descanso e relaxamento e instaladas macas para atendimento aos feridos, que receberam os primeiros socorros.

 Todo o trabalho realizado foi de natureza voluntária, sendo a equipe formada por membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias e por amigos da comunidade de diversas religiões. Os medicamentos e materiais necessários à ação foram e   obtidos através de doações de empresas, dos membros da Igreja de Jesus Cristo e por pessoas da comunidade. Foram realizados mais de 3.000 atendimentos e um total de 169 voluntarios, superando a expectativa.

 

 

   

Flórida - Furacão Irma 

Setembro de 2017

Após a passagem do furação Irma pela Flórida, Aproximadamente 7.500 voluntários Mãos que Ajudam serviram com vigor em todo o estado para limpar os danos causados pelo furacão destrutivo, que atingiu a região.Ao visitar residentes no sábado de manhã em Nápoles, onde cerca de mil voluntários Mãos de Mórmon serviam na limpeza, o presidente Eyring disse: "Em vez de se preocupar com seus próprios problemas, eles estão trabalhando para os outros. Esse homem no telhado estava cuidando de sua casa e, no entanto, seus filhos cuidam de outras pessoas. Agradeço em nome do profeta, Presidente Monson, como se ele estivesse aqui. Ele sempre falou sobre [ir] ao resgate, e aqui nós realmente vemos tudo o que ele pediu. Obrigado."
  
Embora o furacão Irma tenha afetado vários Estados no sul dos Estados Unidos, o dano da Flórida foi, de longe, o mais extenso. Segundo relatos, mais de 30 pessoas morreram e os danos são estimados em US$ 18 bilhões apenas na Flórida.Até à data, a Igreja enviou 29 caminhões (semi-reboques) para a Flórida carregados de alimentos, água, equipamentos de resposta de emergência e kits de limpeza e higiene para proporcionar alívio.


BELÉM EM PROL DA LIBERDADE RELIGIOSA




















No ano de 2017 a Igreja em Belém deu passos importantes em sua aproximação a outras religiões e na defesa da liberdade religiosa, conforme orientação dos Profetas antigos e modernos, participando de dois encontros organizados com esse objetivo, direcionados a líderes de diversas religiões.  

O primeiro deles foi no dia 09 de Agosto de 2017 na Assembleia Legislativa do Pará, na qual a Igreja foi uma das organizadoras  junto a membros do poder político e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião estiveram presentes o irmão David Watson, um dos líderes internacionais de Assuntos Públicos da Igreja e o irmão Fernando Assis, que além de integrar o Comitê de Assuntos Públicos da Igreja no Brasil, veio na condição de representante da OAB nacional, o qual foi um dos palestrantes do Encontro, apresentando inúmeros dados nacionais e internacionais sobre o tema.

Desse encontro surgiu o convite para a Igreja participar de outro evento, desta vez organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, no dia 30 de setembro de 2017, também direcionado a líderes de diversas religiões. Neste encontro, o Presidente da Estaca Belém Brasil Cabanagem teve a oportunidade de ser um dos discursantes, destacando a visão da Igreja e suas ações relacionadas ao tema, como a declaração que consta na 11ª regra de Fé: “Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde, ou o que desejarem.”

Estas ações integram os esforços mundiais da Igreja em levantar esta bandeira da liberdade a todas as pessoas, conforme declarou o Élder Robert D. Hales: “Ao trilharmos o caminho da liberdade espiritual, nestes últimos dias, devemos entender que a fiel utilização de nosso arbítrio depende de termos liberdade religiosa. (...) Como discípulos de Jesus Cristo, temos a responsabilidade de trabalhar em conjunto com outras pessoas que também acreditam como nós, erguendo a voz para defender o que é certo.”

Texto: John Gois

  









Mãos Que Ajudam a Serviço da Saúde






No dia 05 de agosto uma grande ação nacional beneficiou milhares de pessoas e centenas de entidades em mais de 180 cidades no Brasil, por meio do Programa Nacional “Mãos que Ajudam a Serviço da Saúde”.A iniciativa ainda celebrou e relembrou o dia 05 de agosto, que através da Lei 5.352 de 08/09/1967, é oficialmente instituído como o Dia Nacional da Saúde. Além de enfatizar as campanhas de saúde e alertar a comunidade sobre a importância dos meios de prevenção, tratamento e cura, a data faz homenagem ao legado deixado por Oswaldo Gonçalves Cruz, um dos principais médicos sanitaristas que o pais teve.

Em Belém foi realizado 3 ações simultaneamente nos seguintes locais:

HEMOPA - Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará no bairro da Batista Campos. Doação de sangue ação realizada pelas Estacas Belém, Icoaraci e Entroncamento.

APAE – Associação de Pais e amigos dos Excepcionais Tv, We 13-B nº 13
Apresentação de músicas, teatro de fantoches, Dança (Carimbó), Desfile de personagens infantis, pintura etc.Ação realizada Pela estaca Cidade Nova.

Escola Municipal Júlia Barbalho Rua B  S/N Bairro Jaderlândia
Ação social com serviços voltados para atendimentos e orientação Médica, palestra sobre primeiros socorros, aula de movimentação corporal com alongamentos, dentre outros serviços. Ação realizada Pela Estaca Cabanagem.

Foram cerca de 130 pessoas atendidas, mais de 110 de atendimentos médicos, algumas apenas de verificação de Pressão arterial e glicemia (não conseguimos contar) e mais ou menos 20 cortes de cabelo.

Também houve palestras sobre: DSTs, Primeiros Socorros, Hipertensão  e diabetes, e o alongamento e Zumba.

Conseguiram em parceria com a SESMA tiras-teste para glicemia, uma equipe que fez uma palestra sobre DSTs, inclusive a palestrante adorou o Programa e se disponibilizou a participar dos próximos Mãos Que Ajudam. O Dr. Renan Barata  conseguiu amostra de medicamentos entre analgésicos, antitermicos,  antibióticos, polivitaminicos, etc.

Os voluntários vestiram seu colete amarelo e trabalharam bastante, seja organizando os atendimentos, fazendo triagem, consulta, palestra, dança, varrendo, fazendo o lanche, recepcionando e organizando o espaço.



 
   




Nenhum comentário:

Postar um comentário